sábado, 20 de janeiro de 2018

Palhaços se apresentam em praças públicas neste domingo em João Pessoa

“Clownssicos – uma nova velha história de Amor” será apresentado neste domingo no Parque da Lagoa. Foto divulgação
Companhia de palhaços paraibana completa três anos de existência e resistência e, para comemorar a data, vai apresentar um espetáculo especial em praça pública neste domingo em João Pessoa. A Cia. dos Clownssicos apresenta o espetáculo de palhaço “Clownssicos – uma nova velha história de Amor”, neste domingo (21) às 16h na praça Pedra do Reino localizada no Parque Solon de Lucena (lagoa/em frente ao banco Itaú). 

Com dramaturgia e encenação de Diocélio Barbosa, o espetáculo traz em cena os palhaços-pesquisAtores Daniel Nobrega (Palhaço Suvelão) e Irla Medeiros (Palhaça Cacatua), na operação de som Rayssa Medeiros com supervisão técnica de Luís Eduardo Santos.

A Cia. é um dos mais atuantes coletivos que investigam a arte da palhaçaria de forma continuada na Paraíba. Com esta apresentação a Cia. abre a temporada de uma agenda repleta de encontros, com apresentações na capital e em outros estados.

O Espetáculo
Segundo o diretor Diocélio Barbosa, o Clownssicos é um espetáculo envolvente, poético, pantomímico, e de muito humor. Dois palhaços, Cacatua e Suvelão, se encontram bobos e apaixonados um pelo outro, e no desenrolar das cenas - permeadas por encontros e desencontros - os enamorados manipulam uma escada, que também se torna um protagonista da história, e serve de base para a construção do imaginário cênico. É a partir de clássicos de reprises tracionais de circo e histórias do imaginário popular contadas através da lógica do palhaço que surge uma nova velha história de amor entre os dois.  

O início da Jornada
 "Por algum tempo, senti um anseio em investigar, analisar e experimentar a arte do palhaço em um coletivo artístico dedicado exclusivamente a esta linguagem. Partindo desse desejo, surgiu a iniciativa de criar um núcleo de pesquisa, especificamente voltado para a linguagem da palhaçaria, que veio a ser concretizado meses depois de ter assistido a um número cômico, apresentado pela dupla de palhaços Suvelão (Daniel Nóbrega) e Cacatua (Irla Medeiros)", comentou Diocélio Barbosa.

Ainda segundo o diretor, "Nesse número, os palhaços faziam uma paródia acrobática do desenho animado “ThunderCats”, em um trapézio. Após este primeiro afeto, convidei ambos a integrar e dar seguimento a esta linha de pesquisa. Tivemos um primeiro encontro dedicado a planejamentos em 2014, mas foi em janeiro de 2015 que surgiu de fato a Companhia dos Clownssicos".

A Pesquisa
A pesquisa sobre “O Corpo Cômico” está sendo desenvolvida através de intercâmbios que os Clownssicos proporcionam: oficinas, laboratórios, debates, projetos e apresentações artísticas. A investigação também está sendo desenvolvida pelo palhaço-pesquisAtor Diocélio Barbosa no programa de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN com orientação do Prof. Dr. Robson Carlos Haderchpek.

Na Praça da Independência, a vez do Palhaço Cocerinha

Outros espetáculo de palhaço acontece neste domingo, a partir das 16h00, na Praça da Independência, em João Pessoa. Dessa vez é o Palhaço Cocerinha, interpretado pelo ator Jacson Lima, que vai mostrar sua performance gratuitamente para o público.

Segundo Jacson Lima, "O espetáculo do palhaço Cocerinha tem como inicio um cortejo entre o público presente cantarolando chulas de circo e se apresentando, ao chegar no picadeiro ele começa seu show com um alongamento com todo o público para poder se apresentar. Em seguida o Cocerinha abre sua mala “Aurora” que dentro dela tem os encantos do mundo circense".

Sobre a montagem
A montagem do espetáculo surgiu de uma brincadeira de uma esquete na festa da filha “Maria Luísa” do ator Jacson Lima que fazia um ano de idade. Após esse dia o ator sentiu a necessidade de ampliar essa brincadeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário