terça-feira, 20 de março de 2018

ABERTA A TEMPORADA DAS PAIXÕES: "Cristo Lampião" será encenado na Praça da Paz, no Bancários, nesta sexta e sábado

 "O Cristo Lampião: um auto da Paixão de Cristo" será apresentado na Praça da Paz. Fotos: Roberta Alves/Divulgação

Está começando a temporadas das Paixões. A partir da próxima sexta-feira, 23, e durante toda a semana que vem, uma série de encenações da Paixão de Cristo deverá ganhar espaço na cena cultural paraibana.
Uma dessas encenações será o espetáculo “O Cristo Lampião: um auto da Paixão de Cristo”, numa temática regionalista/nordestina e produzido pelo Coletivo Porta Cênica. “O Cristo Lampião” poderá ser assistido em dois momentos: na Praça da Paz, na sexta-feira 23/03 (na AMCBU – Associação dos Moradores das Comunidades Bancários e Universitária) e no dia 24/03 (na Praça da Paz), às 20h.
Segundo material de divulgação do espetáculo, durante a encenação, ao ar livre, vão sendo questionadas e narradas as histórias de Lampião (1897-1938), o mais famoso herói cangaceiro brasileiro, conhecido "Rei do Cangaço”, e a maior  história da humanidade “A Ressurreição de Cristo”.

A dramaturgia é do historiador e ator Marcelo Felix, com Direção de Kalline Brito, música de autoria dos compositores Mestre Fuba, Kennedy Costa/Keyller Almeida, Nyldete Xavier, Lourivaldo Júnior e outros. Cenografia é de Chico Régis, Flávio Dantas e Roberto Cartaxo, Figurino de Aida Fabiola e Sônia Sales, Voz e violão com Herbert Douglas e Renata Regina, camareira Josileide Gomes. Grupo convidado: Grupo Eita de Projeções Folclóricas.

No elenco, alunos do Curso Livre de Teatro do Coletivo Porta Cênica, estudantes da graduação de Teatro da UFPB e grandes atores/atrizes profissionais da Paraíba, artistas como: Roberto Cartaxo, Maria Betânia Bethy, Sônia de Lourdes, Nathanael Alves, Jô Costa, Nyldete Xavier, Edilza Detmering, Denis Almeida, Bruno Fonseca, Michelle Souza, Júlia Oliveira, Erick Albuquerque, Fernando Cabrera, Ju Fernandes, Gisele Suminski  e vários outros profissionais do Teatro Paraibano

Segundo a diretora Kaline Brito, o Coletivo Porta Cênica realiza “O Cristo Lampião: um auto da Paixão de Cristo” com base no universo regionalista do cangaço, em que se observa o sofrimento do Cristo e do sertanejo.
O cangaço, enquanto manifestação sociocultural da região Nordeste, é um caminho para a reflexão sobre o sofrimento do povo desta região, permitindo o descobrimento de sua história e ajudando a melhor compreender sua realidade.
Nesse contexto, se desenrola um dos enredos mais envolventes e irreverentes, mesclando a história de Jesus Cristo, o Nazareno, Rei dos Judeus, com a história de Virgulino Lampião, o Rei do Cangaço. Encenar a Paixão de Cristo nesse cenário regionalista é fundamental para uma reflexão sobre sofrimento e fé, expressão genuína da identidade de uma gente religiosa, sofrida e valente. Dessa forma, o referido espetáculo é um convite irrecusável para a gente se emocionar e se apaixonar.
Fonte: Coletivo Porta Cênica  - https://web.facebook.com/PortaCenica/
Fotos: Roberta Alves/Divulgação


Um comentário: