quinta-feira, 19 de abril de 2018

ESQUENTANDO AS TURBINAS: Preparação para encontro brasileiro sobre o pensamento de Winnicott será realizada em maio em João Pessoa



Um grupo de pesquisadores e profissionais ligados à área da psicanálise realiza em João Pessoa no próximo mês um evento que deverá discutir o pensamento de Winnicott.

O encontro será realizado nos dias 19 e 20 de maio no auditório das Faculdades Iesp (Bloco F) e está aberto a profissionais, estudantes de psicologia e áreas afins e ao público em geral que se interesse em conhecer mais sobre Winnicott.

Segundo Winnicott (1975, p. 95), “é através da percepção criativa, mais do que qualquer outra coisa, que o indivíduo sente que a vida é digna de ser vivida Mais informações podem ser acessadas pelo site: www.grupowinnicottpb.com.br

O evento está sendo promovido pelo Grupo Winnicott, mas não se trata de uma instituição psicanalítica e sim de um grupo que reúne psicanalistas de instituições diversas para estudar sobre o pensamento de Winnicott e que também visa estudar os temas em torno dos Encontros Brasileiros sobre o Pensamento de Winnicott.

O encontro  de 19 e 20 de maio será uma espécie de “Pré encontro para o encontro brasileiro que acontecerá em Fortaleza em setembro deste ano e o I encontro paraibano sobre o pensamento de Winnicott”.

Além de pesquisadores paraibanos, o evento contará com as presenças de psicanalistas do Rio Grande do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte. “Será um grande encontro em João Pessoa, onde a troca de experiências e as discussões em torno do pensamento de Winnicott funcionará como uma preparação para o grande encontro brasileiro que será em Fortaleza”, destaca a coordenação.

Como surgiu o grupo

O Grupo Winnicott Paraíba se anuncia quando um pequeno grupo de sócias da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP) e convidadas se agrupa para estudar o pensamento de Donald Winnicott.

A dinâmica dos encontros, presenciais e virtuais, com membros do grupo “Seminários Winnicott POA” e Grupo Brasileiro sobre o Pensamento de Donald Winnicott” abre caminho para o nascimento, em 2017, do Grupo Winnicott – Paraíba, com vistas a estimular a interlocução entre membros de diferentes grupos de instituições psicanalíticas no estado.

Segundo Winnicott (1975, p. 95), “é através da percepção criativa, mais do que qualquer outra coisa, que o indivíduo sente que a vida é digna de ser vivida” e essa conquista se sustenta tanto na tradição quanto na garantia de reconhecimento dos seus gestos espontâneos.

Em respeito à premissa do pensamento de Winnicott sobre sua institucionalização e teorização, qual seja, a importância e a necessidade por um lado, de manter existindo a linguagem psicanalítica e por outro um espaço livre para reflexões e ideias de fontes variadas expressas através da fala e contribuição de cada um, o GWPB propõe encontros mensais de duas horas com vistas a contribuir, a partir do pensamento de Winnicott e seus interlocutores, com a reflexão e articulação entre teoria e prática clínica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário