quarta-feira, 11 de abril de 2018

CONFISSÕES: espetáculo é encenado em Capela no centro de JP a partir desta quinta

"Confissões" será encenada na Capela de Santa Terezinha (ao lado da Igreja do Carmo). Foto: Gustavo Moura/Divulgação

Um espetáculo teatral na Capela de Santa Terezinha (ao lado da Igreja do Carmo), no Centro de João Pessoa. É isso que o público pessoense terá a oportunidade de ver gratuitamente a partir desta quinta-feira, 12, até o sábado, 14 de abril, com início previsto para às 19h00. A entrada é franca, mas os ingresso deverão ser retirados uma hora antes na portaria da igreja.

O espetáculo é a montagem do texto “Confissões” escrito por Paulo Vieira com direção de Everaldo Vasconcelos. Em cena dois grandes atores paraibanos: Edilson Alves e Everaldo Pontes. A montagem é do Grupo de Teatro da Universidade Federal da Paraíba e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura – FMC.

“Confissões” é um texto que revisita as Confissões de Santo Agostinho, um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primeiros anos do cristianismo, cujas obras foram muito influentes no desenvolvimento do cristianismo e da filosofia ocidental. No espetáculo mostra  o encontro de Santo Agostinho com um amigo de  infância que se tornou ator. Surgem os conflitos a partir de visões de  mundo diferentes e um afeto resgatado a partir da memória.

Aos dezessete, graças à generosidade de um amigo, Romaniano, Agostinho mudou-se para Cartago para estudar retórica. Embora tenha sido criado como um cristão, passou a seguir ali o maniqueísmo, para desespero de sua mãe. Como todos os jovens de sua época e classe social, Agostinho adotou um estilo de vida hedonista por um tempo, associando-se a outros jovens que se vangloriavam de suas aventuras sexuais com mulheres e homens. Os mais velhos estimulavam os mais inexperientes a contar ou inventar histórias sobre aventuras para que fossem aceitos. É deste período uma famosa oração de Agostinho, "Senhor, conceda-me castidade e continência, mas não ainda”

Dois anos depois, Agostinho iniciou um romance com uma jovem cartaginense, mas, provavelmente para manter-se em condições de realizar o desejo de sua mãe de casar com alguém de sua própria classe social, o casal se manteve em concubinato por mais de treze anos, período no qual tiveram um filho, Adeodato, um rapaz considerado extremamente inteligente por seus contemporâneos. Em seu período hedonista, Agostinho frequentava com muito gosto o teatro. Nas suas Confissões, passou a condená-lo veementemente. 

E é nesse contexto que o espetáculo “Confissões" se insere. No debate entre Agostinho, o Bispo de Hipona, e Miguel, um ator saltimbanco. No diálogo, por vezes tenso entre ambos, surge o ponto de vista absolutamente apaixonado de Santo Agostinho pelo teatro, embora uma paixão que seja negada veementemente. 
O espetáculo é um jogo teatral minimalista, com cenários e figurinos mínimos, uma iluminação desenhada .

No elenco  dois atores  de  experiências  e  trajetórias e distintas. Everaldo  Pontes  e  Edílson Alves que se encontram para  minutos  de  confissões.O modo como um espetáculo inicia é algo misterioso, não há regras, nem mesmo sinais seguros de que as coisas estão começando para valer. É um mistério.Este mistério do teatro á aprendido em um longo percurso de tentativas e erros. Nós desenvolvemos a intuição do momento exato do espetáculo e passamos a nos manter dentro daquela faixa de energia que possibilita construção do mesmo. A criação teatral é repleta de acasos e necessidades, comentou  Everaldo  Vasconcelos , diretor  do espetáculo.

Numa realização  do  Grupo de Teatro da UFPB, texto de Paulo Vieira, encenação de  Edilson Alves e  Everaldo Pontes, Fotografia de  Gustavo Moura, Figurinos de Sanzia Márcia, direção Geral Everaldo Vasconcelos, produção executiva Giovana Gondim e Eyclic produções.

Fonte: Divulgação do grupo

Serviço:
“CONFISSÕES “ – Do sagrado e do profano.
Capela Santa Terezinha  ( Igreja do Carmo) – Centro da cidade
De quinta (12) a domingo (14)
Hora: 19h00
Entrada  Franca ( apenas 80 lugares)
Retirar  Ingresso 01 hora antes na portaria da igreja
Informações: (83) 99926-6111 Giovana Gondim
                                  98831-6521

Nenhum comentário:

Postar um comentário