terça-feira, 16 de maio de 2017

GRUPO IAMAKÁ mostra repertório de músicas renascentistas nesta quinta na UFPB com entrada franca


O Grupo IAMAKÁ mostra seu novo repertório de músicas da Idade Média e da Renascença, originárias de países como Portugal, Espanha, França, Itália, dentre outros. A apresentação acontece nesta quinta-feira, 18, a partir das 20h00, na Sala Radegundes Feitosa (UFPB - Campus I). A entrada é franca.

De acordo com material de divulgação do evento, o programa alterna peças instrumentais e canções que tratam do cotidiano e costumes de tais períodos, em especial concernindo temas como amor, paixão e traição.

HISTÓRIA

Ligado ao Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e contando com a participação de professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de artistas autônomos, o IAMAKÁ desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.

Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura. Atuando desde 2012, o Iamaká já se apresentou em importantes eventos, incluindo o Festival de Inverno de Garanhuns, o Festival Paraibano de Coros, o Festival de Flauta Doce (Campina Grande); o Circuito nas Igrejas – A Matéria do Sonho; o I Circuito Cultural Universitário Internacional; o Festival Internacional Virtuosi Século XXI (Recife – PE); IV Festival Internacional de Música de João Pessoa.

OS MÚSICOS

Cristiane Alves – soprano
Micherlon Franca – barítono
Marco Barcellos – flauta doce
Eli-Eri Moura – flauta doce
Ana Carolina Petrus – violino
Vinícius de Lucena – cordas dedilhadas
Conan Mendes – cordas dedilhadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário