quarta-feira, 1 de agosto de 2018

BOA NOVA: Projeto "Harpa e Paz: visitas musicais" leva repertório clássico e interação a abrigos de idosos de JP

Projeto leva som da harpa para abrigos de idosos em João Pessoa. Foto: internet/pesquisa google

Uma visita harmoniosa e esperada que leva a suavidade da boa música aos ouvidos de quem já tem muita história pra contar, mas às vezes é esquecido pela família e pela sociedade. O projeto "Harpa e Paz: visitas musicais" tem seguido essa trajetória em abrigos de idosos de João Pessoa.

O projeto tem à frente os músicos Renan Mendes e Conan Mendes e é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultural (FMC) da Prefeitura de João Pessoa.

Na verdade, é a oportunidade que muitos idosos nunca tiveram de conhecer o repertório da música clássica, assim como proporcionar a interação social através da música. É um projeto primoroso que leva até o idoso um repertório refinado que agrada não só aos ouvidos, mas faz bem à alma.

"A socialização e inserção da música nesses espaços, esquecidos pelo grande fluxo de concertos e shows, também será uma quebra de paradigma no eixo das circulações culturais do município, favorecendo a inclusão do humano nas suas várias classes sociais, concentradas nesses espaços", ressalta o músico Conan Mendes.

Agenda do mês de agosto
01.08 - Aspan - Associação Promocional do Ancião
08.08 - Vila Vicentina Júlia Freire
18.08 - Instituto de Longa Permanência Lar da Providência
22.08 - Abrigo Morada do Betinho

Onde serão as apresentações

Vila Vicentina Júlia Freire – Torre;
Instituição de Longa Permanência Espírita Nosso Lar - Castel Branco;
Instituição de Longa Permanência Lar da Providência Carneiro da Cunha – Bairro dos Estados
Associação Promocional do Ancião -  Cristo Redentor;
Morada do Betinho – Bairro 13 de Maio;
Abrigo Jesus de Nazaré – Bairro dos Ipês


O Projeto
A harpa é um dos instrumentos mais antigos da humanidade, estando presente em diferentes formatos nas mais variadas culturas do mundo. Desde o princípio teve referencias como um instrumento/veículo para a cura, a espiritualidade e o entretenimento, traduzindo ao longo do tempo, muitas vivências humanas.

Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo realizar uma série de apresentações musicais em asilos e abrigos localizadas em diversas regiões de João Pessoa, no modelo de rota itinerante dentro de semanas consecutivas, divulgando um repertório típico de vários períodos e culturas, em especial a brasileira e celta, propiciando à essa comunidade, experiências artístico-musicais.

Os músicos


Renan Mendes
Renan Mendes iniciou seus estudos musicais em 2001, no projeto social “Musicalizar é Viver” e no antigo Centro Estadual de Arte (CENATED), através da Flauta Doce e do Canto.

Realizou o curso de Licenciatura em Música, na UFPB, com habilitação em Flauta Doce, onde se dedicou intensamente ao estudo do instrumento.
Como pesquisador, atuou junto ao laboratório de estudos e grupo de pesquisa Som e Territorialidade. Também esteve ligado ao projeto de disponibilização do Museu NUPPO e ao projeto “Caminho das Capelas: Manutenção, Delimitação e Sinalização das Capelas da Várzea/PB”, junto ao IPHAN, no tocante à valorização e memória das culturas locais.
Juntamente a essas atividades, se dedicou ao estudo do oboé, onde ocupou o lugar de 1º e 2ª oboé da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Também participou ativamente nos grupos de câmara Iamaká (5 anos) e Camerata Filipeia (1 ano);
Atualmente é mestre  em Etnomusicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba e também estudante do bacharelado em Harpa nessa mesma instituição.

Conan Mendes

Conan Mendes iniciou seus estudos musicais através dos incentivo da professora Eliane Ribeiro no ano 1999 no projeto social Musicalizar é Viver, onde foi orientado pelo violonista Neander Cortez.
No ano de 2004 ingressou na Universidade Federal da Paraíba estudando com Gilson Antunes e Albergio Diniz. Na mesma época teve contato com os violonistas Edelton Gloeden (USP), Eduardo Meirinhos (UFG), Daniel Wolff (UFRS) entre outros.
No ano de 2008 participou do 3° Festival Internacional de Violão do Piauí e em 2009 do 5° Concurso Internacional de Violão do Piauí. 
Atuou como violonista na Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) durante 5 anos e na Camerata Filipeia por 3 anos, onde participou de diversos festivais de música e arte, como Festival de Inverno de Garanhuns - PE, Festival de Inverno de Areia – PB, Academia Pernambucana de Letras – PE, I Circuito Cultural Universitário Internacional – PB, inclusive dividindo palco com grandes nomes do violão no Brasil, como o violonista cearense Nonato Luiz.
Atualmente é professor da rede estadual e municipal de ensino, onde desenvolve trabalhos voltados para a educação infantil em Creis e educação especial no Instituto dos Cegos da Paraíba.
Também divide as cordas dedilhadas no grupo de câmera Iamaká, além disso, desenvolve atividades como concertista, interpretando obras de grandes nomes da música como Johan Sebastian Bach e Heitor – Villa lobos, Marco Pereira entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário